• 1 de June de 2020

Paula Carminatti – HAWKGIRL

Essa é Paula Caminatti (ou Tinúviel Paula), mora em Linhares, interior do Espírito Santo, e faz cosplay desde 2012. Paula costuma ir em eventos de cultura POP japonesa ou cultura POP Geek caracterizada com cosplays de alguns dos seus personagens preferidos para se divertir com  amigos, conhecer pessoas novas, trocar experiências e registrar momentos em fotos. Nessas suas aventuras, Paula às vezes participa de concurso cosplay, mas não com muita frequência.

paula1

paula2Paula já tinha decidido fazer cosplay antes mesmo de ouvir falar pela primeira vez a palavra “cosplay”, ela sempre gostou da ideia de festa da fantasia, teatro e caracterização. A quase 10 anos atrás, assistindo um programa de TV, Paula viu uma matéria falando sobre evento cosplay, ficando curiosa e achando fantástico saber que aquilo não era maluquice da sua cabeça, começou frequentar eventos que aconteciam em Vitória, capital do seu estado.  Ela foi observando como tudo funcionava e depois surgiram algumas fontes de inspiração, cosplayers que ela admirava  e que hoje na maioria são seus amigos. Entre pesquisa de personagens, materiais, e outros, a coisa toda engrenou. Sobre quantos cosplays já fez, Paula fala que um pouco mais de 10, entre eles: Kitana – jogo MK9, Deedlit – anime Record of Lodoss War, Babydoll – filme Sucker Punch, Sango – anime Inuyasha, Supergirl – desenho Liga da Justiça, Lúthien Tinúviel – livro O Silmarillion, Botan – anime Yu Yu Hakusho, Pepper Potts – filme Iron Man, Rikku – jogo Final Fantasy X-2, Saeko – anime HOTD, Hawkgirl – DC Comics, e duas personagens originais. De todos os seus cosplays, o preferido de Paula é o da Hawkgirl, pois foi um personagem que sempre sonhou em se caracterizar, mesmo antes de ter ouvido falar na palavra cosplay pela primeira vez.

175

Com poucas habilidades artesanais e contando com a ajuda do esposo e de dois amigos,  os autores do trabalho de confecção do cosplay, o elmo foi desenhado levando-se em consideração as medidas da sua cabeça e foi feito em EVA.  As asas da Hawkgirl foram desenvolvidas com uma estrutura leve e flexível, o que torna mais difícil danificar, e com um sistema eletro-mecânico, foi possível a movimentação das asas e da cobertura com penas feitas em TNT (As maiores) e acabamento com penas artificiais.

181

De todos os seus cosplays, o da Hawkgirl foi o mais complexo e o que mais demorou  ficar pronto. Ele foi feito em 2014, e de lá para cá passou por diversas reformas para se tornar mais confortável, mais prático de ser transportado em viagens. É difícil dizer o tempo de produção, pois seu cosplay foi produzido aos poucos, às vezes Paula deixava esse projeto de lado para pesquisar materiais e outras formas de melhorá-lo para só depois retomá-lo novamente.

dePaula fala de um fato engraçado com seu cosplay  Deedlit, uma elfa do anime e manga Record of Lodoss War. Ela conta que estava para estrear esse cosplay no Anime Friends 2013, e quando foi se arrumar, viu que o vestido não estava na mala, ela tinha esquecido em sua casa no Espírito Santo, e sendo domingo estava tudo fechado. Saindo para “bater perna” naquele domingo, atrás de alguma loja que talvez estivesse aberta para tentar arrumar algo para improvisar, acharam uma lojinha, a única aberta, uma lojinha cheia de gatos que ficavam passeando pelo corredor da loja que era pequena e simples, e o engraçado é que uma das coisas que  chamou a atenção logo de cara foi um manequim bem no canto com um vestido verde rodado de malha, justo do que ela precisava, o mesmo tom da Deedlit e custava apenas R$ 30,00.   Sem acreditar, Paula pediu para o senhor da loja cortar parte da saia do vestido e  as mangas, que sem enteder nada ele cortou e fez os ajustes sem cobrar nada após ele tomar conhecimento do que aconteceu naquele dia!   Para Paula… Ser Cosplayer é… ” Ser livre. Livre para fazer aquilo que te dá vontade (desde que seja algo que não te prejudique ou prejudique aos demais) sem se preocupar com padrões, sem se preocupar com preconceito, sem se preocupar com o que as outras pessoas irão pensar de você. É se divertir, fazer novos amigos, estreitar laços de amizade com os antigos amigos, aprender novas habilidades, aprender a fortalecer sua autoestima, sonhar e correr atrás daquilo que te faz feliz. Ser cosplayer é inspirador.”   Conheça mais sobre seu trabalho em: https://www.facebook.com/ariadeyu/

admin

Read Previous

@cosplay_zettairyoiki

Read Next

Overwatch: Atriz de Sombra faz cosplay da personagem

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *